Saia da sua Mente e entre na sua VIDA!
- Psicóloga Carolina Monteiro
- 6 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Nós seres humanos, frequentemente queremos nos livrar da dor. E sentir emoções difíceis é realmente uma experiência não muito agradável.
Porém, ao tentarmos nos livrar dessa dor, dessa emoção podemos ter alguns comportamentos que não nos levam a uma vida que de fato queremos ter. Por exemplo: Ao tentar não sentir um desconforto da ansiedade por algum evento ou situação podemos acabar descontando na comida, ou seja, buscar uma válvula de escape. Aqui apenas um exemplo, mas no nosso cotidiano, com certa frequência não queremos sentir desconforto.
Outro problema é que nossa mente sempre está nos contando algumas coisas: temos que resolver a ansiedade, não podemos sentir tristeza, temos que lutar, temos que nos sentir bem, não podemos ser vulneráveis, temos que ser fortes!
E isso é cansativo. É uma luta constante!
Há mais de um ano, tenho estudado sobre flexibilidade psicológica e sobre a abordagem de terapia que visa mobilizá-la, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Ela propõe que o sofrimento humano é intensificado ou mesmo derivado dessa luta, dessa forma como nos relacionamos com nossos pensamentos e sentimentos difíceis que fazem parte da vida.
Como diz Steven Hayes, criador da ACT: “Enquanto evitarmos as coisas difíceis, inadvertidamente também evitamos o que dá propósito e significado à nossa vida. Em vez de alcançar nossos objetivos, desejos e ideais, nos concentramos em não sentir. E se vivermos assim por muito tempo, podemos até começar a duvidar se há algum sentido nisso”.
Ao desenvolvermos certa flexibilidade psicológica, podemos ter uma abertura com pensamentos e sentimentos difíceis, em contato com o momento presente, buscando ações que nos levem a direções de uma vida que tenha significado e propósito, com leveza e autocompaixão! 🌻
Isso tem feito muito sentido para mim, com meu propósito: ajudar pessoas a transformarem suas vidas com flexibilidade, leveza e autocompaixão! ❤
E você já tinha ouvido falar sobre Flexibilidade Psicológica? 🥰
🌼Psicóloga Carolina Monteiro da Silva
🌼CRP 07/30485



Comentários